Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

6. De acordo com a Sichá de Beit Nissan de 5748, não se diz que
Ad Matai inclui Yechi HaMelech? Se este é o caso, por que temos
de dizer Yechi HaMelech? Se é tão controvertido, digamos apenas Ad Matai e isto incluirá Yechi.

Tal pergunta só pode provir de alguém que tenha ouvido falar da Sichá mas nunca a leu "por dentro". A sichá começa dizendo explicitamente (pág. 350) que chegou o tempo de dizer Yechi HaMelech! A Sichá termina declarando explicitamente (pág. 354) a horaá [lição] que diz respeito à ação prática, que é que temos de terminar a avodá da galut com o anúncio de Ad Matai e Yechi HaMelech! Como pode alguém concluir disto o contrário, isto é, não dizer Yechi HaMelech?!

Que é, então, que se diz na Sichá? Diz o Rebe que, nos últimos anos, repetidas vezes ele falou quanto a proclamar Ad Matai porque é uma maneira de dizer a Hashem que queremos que termine o exílio. Nesta Sichá, pela primeira vez, o Rebe revela que além de exprimir nosso anseio pela gueulá, na verdade as palavras Ad Matai são o coroamento de Melech HaMashiach, como o são as palavras Yechi HaMelech (quando estamos pedindo que venha a gueulá, na verdade estamos pedindo o malchut [reinado] de Melech HaMashiach). Está implícita no significado de Ad Matai a idéia de Yechi HaMelech, que é outra razão pela qual o Rebe nos disse para proclamarmos Ad Matai (ainda que desconhecêssemos isto). Chegou a hora, diz o Rebe, de começar a dizer Yechi HaMelech assim como Ad Matai. Em outras palavras, o Rebe está dizendo que não só está nos instando agora a dizermos Yechi HaMelech para o "coroamento do Rei", mas ao longo de todos os anos durante os quais estivemos anunciando Ad Matai, estas palavras contêm a idéia de "coroar o Rei". A questão essencial, claramente, é: "O que nos está sendo dito para fazermos agora começou faz muito tempo", e não "Não faça isto agora!". O que se segue explica este ponto fundamental do Rebe, que é bem conhecido por todos aqueles familiarizados com as Sichot do Rebe:

Em toda geração há novas idéias sobre a Torá que são apresentadas e
que não eram conhecidas antes. Explica o Rebe (Likutei Sichot, vol. 7, pág. 207) que "tudo aquilo que, no futuro, um aluno inteligente
inovará, já tinha sido dado a Moshé no Sinai".

Isto significa que as inovações na Torá não são totalmente novas, chas veshalom, mas ocultas e incluídas nos ensinamentos que já tínhamos previamente. No entanto, "tudo é bom no tempo certo", isto é, chega o tempo em que um detalhe que estava oculto e incluso em ensinamentos iniciais se torna revelado como um conceito separado e independente, e assim permanece deste ponto em diante.

Um caso que serve de exemplo é a própria revelação chassídica. Visto
que todos os conceitos da Chassidut se encontram na Torá e não são
algo de novo, D’us nos livre, alguém talvez pense não ser necessário estudar Chassidut. Afinal de contas, as idéias estão lá, ainda que escondidas, no Zohar, Tehilim, Chumash e Guemará. Talvez devamos continuar estudando apenas niglê, como se fez no passado e, por extensão, os ensinamentos da Chassidut seriam aprendidos. Claro que isto carece de sentido, porque neste caso, que teriam adiantado o Baal Shem Tov e seus ensinamentos? Obviamente, a inovação do Baal Shem Tov foi que tinha chegado o tempo de se estudar abertamente a Chassidut — e explicitamente — como um tema em separado da Torá.

Um exemplo mais específico disto nós o encontramos no segundo
volume do Tanya, Shaar HaYichud VeHaEmuná, capítulo 1. O Alter Rebe baseou este volume todo nas palavras do Baal Shem Tov interpretando
o passuk "sempre, Hashem, tuas palavras permanecem no céu".

O Rebe ventila a questão de que a interpretação do Baal Shem Tov já é encontrada no Midrash sobre Tehilim. Responde o Rebe dizendo que a interpretação era desconhecida e que o Baal Shem Tov foi o primeiro a divulgar, elaborar e formar as idéias sobre a Chassidut baseado na interpretação do Midrash. Este é o significado das palavras no Tanya e a explicação do Baal Shem Tov. Não só significa que o Baal Shem Tov explicou esta interpretação, mas o Baal Shem Tov a disseminou, isto é, divulgou-a e desenvolveu-a (Likutei Sichot, vol. 3, pág. 64).

Conseqüentemente, alguém poderia perguntar: "Por que estudar Shaar HaYichud VeHaemuná? Vamos estudar o Midrash, que inclui as idéias
de Shaar HaYichud VeHaemuná?!" Claro que isto não é uma pergunta porque chegou o tempo de revelar abertamente, e desenvolver em separado, aquilo que costumava estar oculto no Midrash.

Outro exemplo disto é "Quando virá Mashiach? Quando as suas fontes forem disseminadas para fora". Na Sichá de Parashat Ki Tetsê
(Sêfer HaSichot, 5748, pág. 629) o Rebe fala sobre como é conhecido desde os tempos do Baal Shem Tov e sobre como todo o objetivo de ensinar e espalhar a Chassidut tem sido o de trazer Mashiach. Todos sabiam que Mashiach tinha dito ao Baal Shem Tov que quando suas fontes fossem disseminadas, ele, Mashiach, viria. Mas não se enfatizou isto. De certa forma, foi oculto. A ênfase estava em ensinar e espalhar a Chassidut por causa dos benefícios que ela traz para a vida espiritual
de uma pessoa. A idéia de "Quando virá Mashiach? Quando suas fontes forem disseminadas para fora" raramente foi mencionada. Só quando o Rebe Anterior anunciou "L’Alter L’Teshuva, L’Alter L’Gueulá", foi que se enfatizou nitidamente a conexão entre a Chassidut e a vinda de Mashiach. A partir de então, esta ênfase se tornou progressivamente mais forte e mais aberta. A ligação entre disseminar as fontes e a vinda de Mashiach não foi ressaltada nos últimos anos. Foi escondida e incluída nas outras razões dadas para se estudar a Chassidut. Não devemos, pois, enfatizar isto agora?! Fica entendido que evoluímos até o ponto de, a partir de agora, isto ser enfatizado aberta e explicitamente.

Isto nos evoca uma história do Alter Rebe. Antes de se tornar Rebe, seus cunhados lhe deram bastante trabalho pelo fato de ele viver de acordo com os ensinamentos chassídicos. Atormentavam-no e com freqüência pediam à Rebetsin que se divorciasse dele.

Existe uma história especialmente famosa passada com o sogro do Rebe. Ele não aprovava a maneira como o Alter Rebe rezava mais tarde. Num Shabat, ele escondeu todo o vinho e os cálices, de forma que o Alter Rebe não seria capaz de fazer kidush. Quando o Alter Rebe terminou de rezar, ele não conseguiu achar vinho, mas encontrou vodka. Também não conseguiu achar um cálice, mas achou uma terrina de sopa. Assim, ele fez kidush na vodka usando a terrina. Depois do kidush, começou a estudar. Seu sogro zombou da filha dizendo que o Alter Rebe fora incapaz de fazer kidush. Ela explicou ao pai como, na verdade, o marido fizera kidush. Quando seu pai replicou que o Alter Rebe deveria portanto, estar dormindo debaixo de uma cama em algum lugar, ela lhe mostrou que o Alter Rebe estava sentado e estudando — seu rosto avermelhado, ignorando completamente qualquer coisa que estivesse ocorrendo ao seu redor. O sogro ficou impressionado, mas nem por isso alterou seu modo de ser.

Quando, mais tarde, o Alter Rebe se tornou Rebe, seu sogro já tinha falecido. Sua sogra, ainda viva, pediu desculpas e suplicou ao Alter Rebe e à Rebetsin que se mudassem para sua casa de forma que ela pudesse sustentar o genro e consertar a descortesia do passado. Mas ele recusou, explicando-se com a seguinte comparação: Antes de um bebê nascer, ele está dentro da mãe. Ele estuda a Torá com um anjo e nada lhe falta. Mas, uma vez nascido, o bebê começa a se tornar independente, e não quer retornar ao lugar em que antes estava, apesar dos aspectos positivos, visto que cresceu fora daquele espaço. O Alter Rebe tinha crescido fora daquele espaço, daquele estágio e não podia voltar a viver na casa da sogra.

Da mesma forma, qualquer assunto referente à Chassidut, que, durante anos, esteve oculto e depois é manifesto significa que ele alcançou um novo estágio. Ele "nasceu" e a partir deste ponto tem sua própria vida.

Diz o Rebe que, no passado, não dizíamos Yechi HaMelech explicitamente porque estava incluído em Ad Matai. Chegou a hora de dizer abertamente Yechi HaMelech. Portanto, isto se opõe diretamente a toda a questão da Sichá de "voltar" e dizer Yechi HaMelech mediante Ad Matai.

Assim como ocorre com outras perguntas, a resposta para isto nós a achamos na própria Sichá. Qualquer pessoa compreende que a capacidade de saber que efeito certas palavras terão não é para pessoas de nosso nível. É algo que compete somente a um Rebe Cabe ao Rebe informar a seus chassidim que isto é o que deve ser dito e em que isto implica.

Quando estudamos a Sichá em que o Rebe nos diz para anunciarmos Yechi, o Rebe diz que agora (em 5748) que, de certa forma, se completam 68 anos de liderança do Rebe Anterior, vem a avodá de proclamar Yechi. De forma que fica claro ser algo que não poderia ser feito antes.

Isto também se aplica a todos os mivtsayim. No ano de 5718, o Rebe introduziu a idéia de Ufaratsta. O Rebe não apresentou isto antes. Em 5727 ele introduziu a mivtsá tefilin e nos anos seguintes novos mivtsayim foram apresentados. E o Rebe introduziu o Tsivot Hashem, que tem enorme impacto sobre as crianças. Por que foi que o Rebe não os introduziu antes? A proclamação de Ad Matai foi introduzida em 5741. De novo: por que a apresentação não aconteceu antes? E com tantas centenas de coisas que o Rebe introduziu num determinado momento, também se poderia fazer a pergunta: "Por que ele não fez isto antes?".

Quando o Rebe lançou neshek, era chegado o tempo dele. Quando o Rebe nos falou de mivtsá tefilin, é porque a hora era chegada. E muitas vezes o próprio Rebe nos disse como cada coisa tem um tempo adequado para ser revelada. Portanto, não se pode fazer a pergunta de que se Yechi é tão poderoso, por que não aconteceu antes? Em especial, assim é quando o próprio Rebe explica que deveríamos dizer isto agora que se completam 68 anos desde o início da liderança do Rebe Anterior.

 

Pergunta 5

Volta para o Índice

Pergunta 7