Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

5. Se a Sichá foi pronunciada em 5748, por que não o proclamamos então? A partir daquele instante, deveríamos ter dito Yechi HaMelech diariamente.

Existem duas maneiras de responder a esta pergunta. Uma possibilidade é que deveríamos realmente ter começado a dizer Yechi HaMelech todos os dias.

Durante um famoso farbrenguen de Shavuot em 5724, o Rebe falou sobre os judeus russos. A certa altura, ele se deteve e disse: "Nu?" Ninguém na multidão entendeu o que o Rebe queria. E o Rebe ficou muito aborrecido e, de novo, disse: "Nu?" E, de novo, ninguém entendeu. Ninguém sabia o que ele queria. Finalmente, o Rebe disse que se a multidão tivesse dito LeChaim para os judeus na Rússia, teria sido possível a todos os judeus que à época residiam na Rússia deixarem o pais. "Amanhã", disse o Rebe, "as pessoas irão escrever todos os tipos de perguntas — devo mandar para a Rússia este ou aquele tipo de pacote? Se todos vocês simplesmente tivessem dito LeChaim no momento oportuno, isto teria levado à saída de todos os judeus da Rússia". Pelo fato de não estarmos cientes da grande oportunidade, o momento foi perdido.

Da mesma forma, é bem possível que quando o Rebe disse a Sichá sobre Yechi, deveríamos tê-lo dito daquele ponto em diante.

Há também outra possibilidade. Após a histalkut da Rebetsin, o Rebe pronunciou uma famosa Sichá em Motsaê Shabat Beit Adar, Parashat Terumá. Esta Sichá está disponível em cassete, por escrito e em vídeo. O Rebe discute o que fazer caso houvesse uma situação similar. O Rebe deixa claro na Sichá que não há dúvida de que se vier este tempo, as pessoas com perguntas a fazer devem se dirigir ao Beit Din chassídico local de suas comunidades. Fica claramente implícito que não há ninguém para substituir o Rebe, D’us nos livre. Não deve haver nenhum tipo de autoridade centralizada que controle todo o Movimento Lubavitch. Fica claro que em 5748 o Rebe estava cogitando de uma situação futura.

Assim, também, pode ser que na Sichá em que o Rebe fala de dizer Yechi — que isto é algo que dá vida e saúde ao rei — o Rebe estivesse falando principalmente sobre algo relacionado com o futuro. Os chassidim pensaram primeiro em reintroduzir a declaração de Yechi em seguida à famosa Sichá de 28 de Nissan de 5751, na qual o Rebe disse para se fazer tudo que se possa para levar à revelação de Mashiach. Posteriormente isto foi reforçado após 27 de Adar de 5752. Os chassidim estavam quebrando a cabeça sobre o que fazerem para darem mais vida e saúde ao Rebe, e se deram conta de que o Rebe dissera que dizer Yechi acrescenta mais vida ao Nassí. Talvez devêssemos ter dito Yechi quando o Rebe estava bem, mas não percebemos, então, a necessidade. Talvez tivéssemos começado apenas naquela noite, após a Sichá. Possivelmente o Rebe tivesse a intenção de fazer o anúncio sobretudo para o tempo no futuro em que fosse relevante. O que, em definitivo, é claro é que, uma vez que começamos a dizer isto regularmente em 5753 e que o Rebe o endossou, agora sabemos que é relevante e precisa ser continuado.

 

Pergunta 4

Volta para o Índice

Pergunta 6