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We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

Yechi HaMelech

Respostas a perguntas comumente formuladas sobre a proclamação de Yechi

As respostas para a maioria das perguntas são encontradas explicitamente nas Sichot do Rebe. Examinando-se as Sichot, não só as respostas são encontradas, mas a pessoa percebe — antes de mais nada — que não havia perguntas.

Autor: Rabino Shloma Majeski

Publicado em 1998 por Agudas N’shai U’bnos Chabad Lubavitch Women’s Organization — 325 Kingston Avenue, Brooklyn, NY 11213 — EUA

Texto baseado numa fita cassete com 17 perguntas do Rabino Shloma Majeski, titular do Machon Chana Women’s Institute for the study of Judaism, Brooklyn, Nova York, e autor do best-seller “Simcha — The Chassidic Approach to Joy” (Simchá — a abordagem chassídica da alegria).

Traduzido por: www.admatai.org

ÍNDICE

1. Quais são as fontes para se dizer Yechi e a que isto conduz?

2. Por que simplesmente não dizemos as duas palavras que são
mencionadas na Sichá, “Yechi HaMelech”? Por que nós dizemos
agora Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu Melech
HaMashiach Leolam Vaed
?

3. Qual a razão para se afirmar que Yechi deve ser dito, e não
apenas poderia ser dito, depois de Guimel Tamuz?

4. Se Yechi tem tal poder, por que foi que o Rebe não nos
disse para dizê-lo depois de 5710, quando o Rebe Anterior
nistalêk [faleceu]? Deveríamos ter dito Yechi então para trazer
de volta o Rebe Anterior.

5. Se a Sichá foi pronunciada em 5748, por que não o
proclamamos então? A partir daquele instante, deveríamos
ter dito Yechi HaMelech diariamente.

6. De acordo com a Sichá de Beit Nissan de 5748, não se diz que
Ad Matai inclui Yechi HaMelech? Se este é o caso, por que temos
de dizer Yechi HaMelech? Se é tão controvertido, digamos
apenas Ad Matai e isto incluirá Yechi.

7. Por que foi que o Rebe não falou mais abertamente sobre
a importância de dizer Yechi HaMelech depois de 5748?

8. Talvez o Rebe queria indicar que Yechi HaMelech fosse uma
canção e não uma proclamação tal como é feito três vezes
depois das orações?

9. Yechi HaMelech soa como um slogan. Mas o Rebe
não é contra slogans?

10. Por que as pessoas gritam ao dizerem Yechi? Parece como se
estivesse sendo imposto e forçado para as demais pessoas.

11. Por que é que se diz Yechi em tantas situações diferentes
depois das orações, depois de uma aula, num bar mitsvá, num
casamento? Não está havendo um exagero?

12. Por que dizer Yechi três vezes? Uma vez só não basta?

13. Será que aqueles que dizem Yechi depois de Guimel Tamuz não estão querendo dizer que nada aconteceu, que Guimel Tamuz foi uma ilusão, e, portanto, eles continuam a dizer agora Yechi HaMelech exatamente como antes?

14. Quando uma pessoa diz Yechi HaMelech, será que isto não quer dizer que ela está satisfeita com a situação atual de o Rebe estar “vivo” e quer que esta situação, chas veshalom, permaneça leolam vaed [para sempre]?

15. Será que Yechi HaMelech deveria ser dito somente se for algo sincero e provier do fundo do coração?

16. Por que dizer Yechi publicamente quando o Rebe nunca disse para divulgarmos a identidade de Mashiach e jamais divulgar que ele é Mashiach?

17. Se tudo é tão simples, como podem existir pessoas que não dizem Yechi Hamelech?