Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Mashiach de Acordo Com Rambam

As Leis dos Reis de Rambam (Maimônides) são a única fonte, na lei judaica, sobre a identidade de Mashiach e sobre os critérios que ele precisa preencher. O Rebe disse o seguinte:31

“No final das Leis dos Reis32 o Rambam escreve: ‘O Rei Mashiach se erguerá e todo aquele que não crer nele ou que não aguarda sua chegada está não somente negando os outros Profetas mas a Torá e também Moshé Rabeinu’. Prossegue o Rambam, explicando mais alguns detalhes referentes ao Rei Mashiach e a condição do mundo nos dias de Mashiach, que todos estes detalhes não são meras histórias, mas verdadeira halachá (sentenças da lei da Torá). Isto é verdade com relação a todos os aspectos no livro de Rambam, mesmo uma halachá de umas poucas palavras — que não dizer então quando existem dois capítulos inteiros (dedicados a este assunto). Disto aprendemos que existe uma obrigação de acreditar e de aguardar (não somente em geral pela vinda de Mashiach, mas também) todos os detalhes enumerados pelo Rambam.”33 Continua o Rebe:

“Existem alguns detalhes sobre os quais o Rambam escreve que não conheceremos enquanto não ocorrerem”.34 Mas, com referência a todos os outros detalhes, claramente o Rambam escreve como uma lei da Torá em vigor, que ‘um Rei se erguerá da Casa de David, que é instruído na Torá e ocupado com os mandamentos como David, seu pai35 (...) a fé que precisamos ter nestas palavras precisa ter a mesma força e garantia como nossa fé nos Dez Mandamentos’.” Outrossim, diz o Rebe:

“Estejam atentos, com certeza o Rei Mashiach já existe no mundo (...) (e) sua existência está estabelecida como a de um gigante — um rei da Casa de David (...)”36

Segue-se a descrição do Rambam do líder judeu que se qualifica como o justo Rei Mashiach adequado:

Rambam: Leis dos Reis, Capítulo 11:4: “Se surgir da Casa de David um Rei que for instruído na Torá e dedicado à observância dos Mandamentos como é prescrito pela lei escrita e oral, como David, seu ancestral, e ele compelir todos de Israel a andarem no caminho da Torá, revigorar as brechas em sua observância e travar as guerras de D’us, poderemos então presumir que ele seja o Mashiach. Se ele o fizer e for bem-sucedido e vitorioso sobre as nações em volta dele, e construir o Templo em seu lugar e reunir os dispersos, então, definitivamente, ele é o Mashiach. E ele aperfeiçoará o mundo para servir a D’us com um propósito.”

___________________________________

31. Sêfer Hitvaaduiot, 5746 (1986), vol. 3, pág. 192 (Parashat Acharei).

32. Mishnê Torá, Leis dos Reis, 11:1.

33. Sêfer Hitvaaduiot, 5746 (1986), vol. 3, pág. 192 (Parashat Acharei); ver Sêfer Hitvaaduiot, 5746 (1986), vol. 2, pág. 647 (Parashat Vayak’hel).

34. Mishnê Torá, Leis dos Reis, 12:2.

35. Mishnê Torá, Leis dos Reis, 11:4.

36. Sêfer Hitvaaduiot, 5746 (1986), vol. 3, pág. 194 (Parashat Acharei).

 

 

Texto Anterior Volta para o Índice Próximo Texto