Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

O Rebe Nos Disse Que Ele é Mashiach

Eis alguns exemplos das declarações do Rebe referindo-se a si mesmo como Mashiach:

1) O Rebe afirmou que, como preparação final para Mashiach, deveríamos estudar os tópicos da Torá referentes ao Rei Mashiach e à Redenção. Esses tópicos são encontrados em muitos lugares na Torá escrita e oral. E ele acrescentou:

“Deve-se, em especial, estudar aqueles tópicos sobre os ensinamentos de Chassidut, e especialmente a sua Torá (os discursos chassídicos e Likutei Sichot) do líder da geração — como uma prelibação, exemplo e preparação para o ensinamento da Torá de Mashiach”.51

O Rebe é o único que escreveu livros com o título Likutei Sichot. E ele se refere a estes volumes como os do líder da geração, o que prova que ele, o Rebe, se identifica como o líder de nossa geração. Diz o Rebe que “o líder de nossa geração é o Justo Mashiach”.52

2) O Rebe disse:53“(...) ‘Todas as datas previstas para a Redenção já decorreram,54 como nos informou o líder de nossa geração. É agora o tempo de ‘Envie, por favor, por intermédio da mão (de quem) você (finalmente) enviará’.55 Moshé disse isto quando foi enviado por D’us para redimir os judeus da escravidão egípcia. Ele suplicou que D’us enviasse imediatamente o redentor final, Mashiach, ‘que nos conduzirá à Era Messiânica final de paz e de bem’.”56

O primeiro redentor, que é (também) o último redentor,57 o redentor de nossa geração, meu sogro (o Rebe Anterior), líder de nossa geração (...), em acréscimo e, principalmente, visto que o aspecto de ‘ele já venceu’ já transpirou, precisa haver imediatamente a verdadeira e completa Redenção, através de nosso Justo Mashiach, líder de nossa geração, o Rebe Anterior; o mesmo se aplica a seu sucessor (o Rebe se refere a si mesmo).”

O Rebe, Rei Mashiach, aceitou sobre si a liderança do Rebe anterior e tornou-se seu sucessor em 10 de Shevat de 5711 (1951).

3) Em numerosas ocasiões, ao se referir à Redenção, o Rebe disse que “a verdadeira e completa Redenção através do nosso justo Mashiach virá na atualidade, imediatamente”.

A palavra que o Rebe usa para “imediatamente” é “MiYaD” em hebraico. O Rebe explicou a significação dessa palavra. É um acrônimo para os nomes dos três últimos líderes de Chabad. Diz o Rebe que a palavra principia na seqüência do Rebe mais próximo de nós:

“M — Mashiach, Menachem é seu nome (o nome do Rebe).

Y — Yossef Yitschak, o Rebe Anterior, o sexto Rebe de Chabad.

D — DovBer, o segundo nome do quinto Rebe de Chabad”.58

4) Existem sete Rebes de Chabad, dos quais o Rebe Rei Mashiach (Menachem Mendel Schneerson), é o sétimo. Cada líder Chabad foi líder não somente dos chassidim de Chabad, mas de toda a sua geração. Em 10 de Shevat de 1951, dia em que o Rebe aceitou oficialmente a liderança, ele proferiu seu primeiro discurso chassídico. Sabe-se que o primeiro discurso de um Rebe contém a mensagem sobre sua missão e o propósito de sua geração.

Neste discurso, Bati Legani, o Rebe nos informa que Moshé foi a sétima geração de Avraham (Abraão). Nessa geração, o mundo experimentou uma revelação sem precedentes da Divindade no Monte Sinai, quando a nação judia recebeu a Torá.59 Assim, também, nossa geração é a sétima de Rebes de Chabad, e, como tal, essa geração traz a revelação da Divindade à sua mais completa fruição, um mundo perfeito com somente bem existindo.60 Pelo simples fato de sermos a sétima geração, merecemos atrair para o mundo a essência da Presença Divina num nível mais elevado do que aquele que existia na criação antes do pecado da Árvore do Conhecimento.

Do que se disse acima, fica claro que nossa geração merece a Redenção — a revelação final da Divindade no mundo — com o Rebe, sétimo líder, à sua frente.

5) O Rebe disse muitas vezes que somos a última geração do exílio e a primeira geração da Redenção.61

6) O Rebe preenche os critérios de Mashiach e nos fez conscientes de sua identidade como Mashiach. Portanto, foram organizados muitos projetos para divulgar o Rebe como Rei Mashiach. Tais projetos receberam a bênção do Rebe e sua aprovação, indicando que aceitava o encargo.

7) Durante mais de um ano os chassidim (discípulos) cantaram “Longa vida a nosso Mestre, Nosso Professor, Nosso Rebe, Rei Mashiach, Para Todo o Sempre” diariamente na presença do Rebe.62 O Rebe vigorosamente mostrou sua aprovação e encorajou os que cantavam.

Desde que foi estabelecido que o Rebe é Mashiach, e que ele nos disse que a Redenção já está entre nós verdadeiramente, ultrapassamos o estágio de identificá-lo como o suposto Mashiach. Uma vez tendo ele ingressado no estágio de Mashiach definitivo, não pode haver retrocesso, e estamos aguardando que se complete o processo, quando então todos nos reuniremos no Templo Sagrado em Jerusalém.

O Rebe cita o Rambam, que diz que no primeiro estágio dos dias de Mashiach não haverá uma mudança na ordem natural do mundo, com exceção de que o povo judeu não mais estará sujeito às nações do mundo.63 Nossos Sábios e profetas desejaram os dias de Mashiach de forma tal que teriam a liberdade de aprender a Torá sem ninguém a lhes impor nada nem impedindo-os de assim fazerem.64

Isto se aplica a nós, hoje. No mundo todo os judeus podem manter livremente a Torá, e todos os países do mundo permitem que os judeus exerçam o seu direito de liberdade religiosa. À luz da história judaica, este fenômeno recente é notável!

Encontrando-nos no primeiro estágio dos dias de Mashiach, diz-nos o Rebe que temos de aguardar ativamente o segundo estágio, quando veremos milagres que saem da ordem natural das coisas.65

___________________________________

51. Sêfer HaSichot, 5751 (1990-91), vol. 2.

52. Sêfer HaSichot, 5752 (1990-91), vol. 2, pág. 373 (Parashat Mishpatim).

53. Sichot Kodesh 5752 (1991-92), vol. 2, págs. 317-8 (Parashat Chaiyê Sará).

54. San’hedrin 97b.

55. Shemot 4:13, 56, 57, 58.

56. Midrash Lekach Tov, Shemot, 4:13; Pirkei DeRabi Eliezer, cap. 40.

57. Shemot Rabá 2:4; ver Likutei Sichot, vol. 11, pág. 8.

58. Sêfer HaSichot, 5752 (1990-91), vol. 2, pág. 376, nota de rodapé 148 (Parashat Mishpatim).

59. Shir HaShirim Rabá 5:1.

* Ver nota de rodapé 75.

60. Maamar, 10 de Shevat de 5711 (1951); Sêfer Maamarim Melukat, vol. 1, págs. 5-9.

61. Sêfer HaSichot, 5752 (1991-92), vol. 1, pág. 75 (Parashat Bo), pág. 300 (Parashat Beshalach).

62. A canção "Longa vida..." foi cantada pela primeira vez na frente do Rebe em 15 de Iyar de 5751, 20 de abril de 1991, com encorajamento do Rebe e constantemente desde Simchat Torá 5753 — 20 de outubro de 1992.

63. Mishnê Torá, Leis dos Reis, 12; Likutei Sichot, vol. 27, pág. 198.

64. Mishnê Torá, Leis dos Reis, 12:4,

65. Sêfer Hitvaaduiot, 5746, vol. 3, pág. 191.

 

Texto Anterior Volta para o Índice Próximo Texto