Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

Você sabia que o Rebe disse...? (2)

NOVA YORK (EUA) — Diversos pronunciamentos do Lubavitcher Rebe, MH"M, Shlita.

Já que o nosso justo Mashiach está para vir imediatamente, embora ainda não tenha chegado de fato, um esforço final é requerido para trazer Mashiach.

Cada indivíduo, homem, mulher e criança, deve aumentar seu estudo da Torá em assuntos relacionados à Redenção. Isto se aplica à Lei Escrita bem como à Lei Oral — na Guemará (especialmente no Tratado de San’hedrin e no final do Tratado de Sotá) e nos Midrashim, como também (e particularmente) na dimensão mística da Torá, a começar pelo Zôhar, e especialmente nos ensinamentos da Chassidut.

Este estudo deveria ser realizado preferivelmente em grupos de pelo menos dez pessoas, pois o estudo em grupo estimula o sentimento de alegria e aumenta a esperança e o desejo profundo dos participantes pela vinda de Mashiach.

Similarmente, deve-se incrementar na observância meticulosa das mitsvot, particularmente na mitsvá de tsedacá, “que aproxima a Redenção”.

Seria bom conectar o acréscimo nas contribuições para tsedacá com o estudo adicional de assuntos relacionados à Redenção, fazendo com que a contribuição adicional seja com a intenção de apressar a Redenção.

Então, esta mesma intenção torna-se parte do estudo da pessoa sobre assuntos relativos à Redenção — pois este é um estudo real e tangível do ensinamento de nossos Sábios: “Grande é a tsedacá, que aproxima a Redenção”.

(Shabat Parashat Tazria-Metsorá, 5751 — 1991)


Sobre o versículo “...até que venha Shilo”, Rashi comenta que isto
se refere ao “Rei Mashiach, a quem pertence o reinado”.

E no nível de guematria, o autor de Baal HaTurim observa que as palavras yavo shilo são numericamente equivalentes à palavra “Mashiach”.

A palavra yavo contém uma forte alusão ao significado pelo qual Mashiach pode ser trazido.

Esta palavra é numericamente equivalente à palavra echad (“um”).

Quando houver união entre os judeus, e em particular, quando os judeus se unirem para falar sobre Mashiach, eles irão (com a ajuda de D’us) ser bem-sucedidos em atrair e perceber a Redenção final pelas mãos do justo Mashiach.

(Sêfer HaSichot 5696 [1936], pág. 330)


A Redenção unirá todos os judeus, do maior ao menor. Pois nem um único judeu permanecerá no exílio:  "Vocês, os Filhos de Israel, serão reunidos um por um."

Além disso, as multidões que serão então reunidas são descritas, coletivamente, no singular:  "Uma grande congregação retornará
para cá."

Como preparação para este estágio, portanto, devemos nos esforçar ao máximo para unir todos os diferentes tipos de judeus, num espírito de ahavat Yisrael — o amor pelo irmão judeu —, e de achdus Yisrael — a união de todos os judeus.

(De um discurso do Rebe Shlita na noite do Quinto Dia de Sucot, 5745 — 1984)