Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

B”H

COMO SERÁ A VIDA QUANDO MASHIACH SE REVELAR?

Quando Mashiach se revelar, nós conheceremos e sentiremos a alegria genuína, pois todas as promessas de D’us serão cumpridas. Não haverá mais nenhum tipo de preocupação, não precisaremos trabalhar duro para ganhar o nosso sustento — e nada nos faltará! Não haverá doenças, problemas ou guerras. As armas serão transformadas em ferramentas agrícolas exatamente como começou a ocorrer alguns anos atrás na Rússia!

Isso parece bom? Quer saber mais?

Toda a humanidade estará ocupada praticando o bem uns aos outros, e a paz verdadeira reinará no mundo. O Templo Sagrado descerá do Céu e se estabelecerá em seu lugar em Jerusalém. Todos os judeus na Diáspora irão para Israel de uma forma milagrosa, e a Terra Santa se expandirá de maneira sobrenatural para prover espaço a todos. Os gentios também procurarão a Divindade, pois reconhecerão a verdade absoluta da Torá e de nosso líder — Mashiach. Eles se orgulharão de nos ajudar nos assuntos mundanos para que possamos estar livres para estudar a Torá, percebendo que somente dessa forma eles poderão se conectar a D’us e receber as Suas bênçãos.

A ressurreição dos mortos será um dos maravilhosos milagres que ocorrerão depois da revelação de Mashiach. Cada judeu se tornará um profeta e terá revelações Divinas. Nós viveremos eternamente, cumprindo o nosso verdadeiro propósito graças à afetuosa orientação de Mashiach. Nós rumaremos à Redenção Final, a culminação do objetivo supremo de D’us ao criar o mundo: a revelação da Sua Existência Infinita em nosso mundo físico e finito.

“O TEMPO DA VOSSA REDENÇÃO CHEGOU”

A Torá nos diz que em cada geração nasce um descendente de Judá apropriado para ser Mashiach. Ele é um homem extremamente íntegro, conhecedor de todos os aspectos da Torá, escrupuloso no cumprimento das Mitsvot [Mandamentos] como o seu antepassado Rei David (que descende de Judá). Ele compele todos os judeus a seguirem o caminho da Torá, fortalece a sua observância e trava as batalhas de D’us.

O Lubavitcher Rebe, o verdadeiro líder da nossa geração, tem a sua ascendência traçada precisamente 95 gerações até o Rei David! Ele profetizou que a hora da Redenção Final chegou, depois de quase 2.000 anos de Diáspora, e a Lei Judaica declara que uma profecia para o bem deve ser cumprida. (Maimônides, a propósito, escreve que a profecia retornará até mesmo antes de Mashiach se revelar completamente.)

A própria opinião de que a nossa geração não é adequada para a Redenção é uma prova de que agora é o momento, que Mashiach virá, como está escrito, quando estivermos num estado tão inferior que ninguém verá qualquer possibilidade da sua vinda!

Como testemunhas do cumprimento de todas as profecias anteriores do Lubavitcher Rebe (como a recente Guerra do Golfo, quando todos os analistas estavam pessimistas e advertiram contra a guerra química, e o Rebe profetizou milagres — e, graças a D’us, eles ocorreram!), nós não temos a menor dúvida de que a sua profecia sobre a revelação imediata de Mashiach e a subseqüente Redenção completa e eterna está sendo materializada.

QUEM É O MASHIACH?

Há uma expressão que diz: “Não rei sem povo”. O Rebe nos informou que em nossos dias não o Rei Mashiach existe em nossa geração, mas também está revelado. Ele disse que nós merecemos (e deveríamos divulgar) que D’us escolheu e designou um homem incomparavelmente mais elevado que todas as pessoas da geração; que ele será juiz, conselheiro e profeta da geração, instruindo e aconselhando sobre assuntos espirituais e mundanos a todos os judeus e a todas as pessoas desta geração. Depois o Rebe acrescentou a sua profecia principal: a Redenção está chegando imediatamente e “Eis que este (Mashiach) está aqui!” Para o nosso próprio bem, para anteciparmos a Redenção, seria sábio aceitar o seu benevolente reinado.

Para tanto, nós temos de saber primeiro quem é o Mashiach. Maimônides relaciona os critérios para essa pessoa única no fim do último volume do seu profundo trabalho sobre a Lei Judaica, e o Rebe se enquadra em todos eles. De acordo com o que mais de 200 rabinos legislaram recentemente sobre o assunto, e como o Rebe claramente aludiu sobre si mesmo, nós não temos nenhuma dúvida de que ele realmente é aquele a quem esperamos por todas estas gerações.

O Rebe disse que o Lubavitcher Rebe Anterior era o Mashiach, e depois de seu falecimento [em 1950] anunciou que a alma do Rebe Anterior está nele. O Rebe declarou que Mashiach se encontra no “770” (o prédio sobre o qual o Rebe se referia), e citou a Torá Oral que afirma que o nome de Mashiach é Menachem (o nome do Rebe).

O Gaon (extraordinário erudito da Torá) Rabino Aharon Soloveitchik, de abençoada memória, uma autoridade amplamente reconhecida no campo da legislação da Lei Judaica que não era Lubavitcher, nem mesmo de origem chassídica — divulgou alguns anos atrás em jornais judaicos dos E.U.A. que mesmo depois do que aconteceu no dia 3 de Tamuz, de acordo com fontes judias fidedignas, o Rebe ainda pode ser Mashiach.

Nesse caso, a pergunta é: Como nós entendemos o que aconteceu ao Rebe naquele dia?

 

O OCULTAMENTO DE MASHIACH — MAS VIVO E SAUDÁVEL!

Antes da revelação final de Mashiach, haverá um período em que ele não será mais visto como se estivesse falecido — mas, na verdade, ele ainda estará vivo. Num caso semelhante, o Talmud relata sobre nosso Patriarca Yaacov [Jacob], depois que ele havia sido enterrado, que ele não morreu. Rashi, o comentarista mais famoso sobre a Torá, escreve: “Na verdade, ele vive para sempre... pareceu a eles que ele morrera, mas ele estava vivo”.

O Rebe explica: "Se a Torá promete que algo existe, mesmo que não seja percebido por olhos humanos, isso não muda o fato da sua verdadeira existência. Pelo contrário, que a Torá afirma que isso existe, a sua existência é uma certeza mais ainda que algo visto pelo olho, que aquilo que o olho pode ser uma mera ilusão. Porém, quando a Torá evidencia a existência de algo, certamente é uma existência de verdade no grau máximo”. (O sagrado Zohar, famoso livro do misticismo judaico, explica que a Torá é a "planta" através da qual D’us cria o mundo inteiroa materialidade da espiritualidade. Então, somente por meio dela pode haver qualquer existência verdadeira, e é a Torá que obviamente determina o que é real.)

A Torá traz provas da eternidade do verdadeiro líder, Mashiach: “E David, meu servo, será para sempre o líder deles”, e: “Seu trono é estabelecido para sempre”. Assim Maimônides legisla no primeiro capítulo das Leis dos Reis: “O reinado dos Reis da Casa de David dura para sempre (seus filhos depois deles reinarão um após o outro)”.

Como foi mencionado, o Rebe é um descendente direto do Rei David e não teve filhos para ocupar o seu lugar, além de não ter sugerido ninguém para ser o seu "herdeiro". Além disso, é explicado que assim como não pode existir um corpo vivo sem uma cabeça, não pode existir uma geração sem a sua cabeça — Mashiach. Como o Rebe declarou que nós (inclusive o Rebe) somos a última geração da Diáspora e a primeira geração da Redenção, o Rebe tem de estar vivo em nosso meio.

O Rebe fez uma declaração famosa: que não qualquer mudança pertinente a este verdadeiro líder da geração, que ele é a base do mundo, e que ele existe no mundo físico sem qualquer alteração. Quaisquer mudanças aparentes são apenas do nosso ponto de vista. (Um pouco difícil de entender? O próprio Rebe afirmou: “Quando crescermos, entenderemos!”)

SE NÃO FOR AGORA QUANDO?

Nas obras do famoso místico da Torá, Rabino Yitschak Luria (mais conhecido como o Ari HaCadosh), está escrito que, antes de Mashiach se revelar completamente, ele estará oculto de maneira semelhante à de Moshé [Moisés] quando ele subiu ao Monte Sinai para receber a Torá. O povo se iludiu ao pensar que ele havia morrido, mas na verdade ele estava vivo, e mais tarde ele desceu e nos deu a Torá. Além disso, segundo o Ari HaCadosh, há uma vantagem extraordinária no aparente falecimento de Mashiach em comparação ao falecimento mencionado de Yaacov. [No caso de Yaacov] é dito apenas que ele não morreu, mas sobre o ocultamento de Mashiach é dito: Depois de Mashiach se revelar completamente, todos os judeus o reconhecerão e se reunirão à sua volta.

Além disso, Rashi escreve no final do livro de Daniel sobre as palavrasFeliz é aquele que espera”, queNosso Mashiach está destinado a se ocultar depois da sua revelação, e voltará para ser revelado”.

Essa perspectiva é oferecida por muitos eruditos da Torá durante os séculos. Um deles (o Rebe Rashab) afirma que para uma pessoa verdadeiramente íntegra como Moshé, até mesmo se o corpo precisa de enterro, isso é apenas uma questão de ocultamento (em oposição à morte) também com relação ao corpo!

O Rebe também declarou que nós estamos vivendo nasépocas mais elevadas”. Com relação ao ciclo mensal lunar, ele explicou o fato de que depois da lua cheia no meio do mês nós continuamos a contar os dias de modo crescente, mesmo que haja diminuição da luz. O motivo é que quando a luz começa a diminuir, a lua começa a se aproximar do sol, até que no último dia do mês, quando nenhuma luz é vista, sol e lua estão na sua proximidade máxima.

Daí podemos aprender a nossa relação com o Rebe. Considerando que nós não o vemos agora, estamos na proximidade máxima da essência dele, como podemos constatar pelo contínuo fluxo de respostas milagrosas que são recebidas do Rebe através do “Igrot Codesh” (veja o último parágrafo).

Assim como a hora mais escura ocorre antes do amanhecer (este fato óbvio, a propósito, está na Torá), muito em breve teremos o mérito da revelação final, não de Mashiach, mas de um mundo cheio de Divindade revelada!

NÃO COINCIDÊNCIAS TUDO VEM DE D’US

Com relação ao ocultamento de Mashiach antes da sua reaparição final, o Midrash (uma parte da Torá Oral) afirma que ele é “revelado e depois é ocultado”. Essas palavras em hebraico possuem exatamente o mesmo valor numérico da data em que o Rebe desapareceu (o terceiro dia do mês de Tamuz). Segundo as sagradas escrituras, sabemos que várias palavras com o mesmo valor numérico possuem uma relação intrínseca. Isso significa que o desaparecimento do Rebe foi predeterminado para cair exatamente nessa data. Porém, que o mesmo valor também corresponde às palavras hebraicas [Od Mashiach Chai] para "Mashiach ainda vive", não nada com que se preocupar!

456 = Nigalê vechozêr venicassê

456 = Guimel Tamuz

456 = Od Mashiach Chai

Nós consideramos este momento como outro estágio na progressão ordenada para a revelação final de Mashiach. Como o Talmud relata, quando Rabi Akiva viu uma raposa saindo do local destruído e devastado onde se encontrava o Templo Sagrado, ele riu, dizendo que agora que a profecia de “Tsiyón será um campo arado” se cumprira, seguramente a profecia de “Nós habitaremos novamente nas ruas de Jerusalém” também será cumprida.

O mesmo se aplica em nosso caso. O Rebe está oculto e nós estamos esperando pela sua reaparição. Nós podemos dizer como o próprio Rebe disse no começo da sua liderança: “O evento que aconteceu (referindo-se ao passamento do Rebe Anterior) é somente o que parece aos nossos olhos e é um teste (um dos testes das dores do parto de Mashiach, que precisa ocorrer antes da vinda do justo redentor). Todo o assunto deste teste é encobrir e esconder a verdade... A intenção é para que nos fortaleçamos, resistindo ao teste, e assim removeremos e destruiremos os encobrimentos e revelaremos a verdade... Ao fortalecer a nossa conexão com o Rebe através do estudo de seus ensinamentos e cumprindo as suas instruções..., mereceremos imediatamente... ver o Rebe, e ele nos conduzirá à Redenção.”

O QUE NÓS PODEMOS FAZER?

O Rebe nos disse que ele fez tudo o que podia, e nos encarregou de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para trazer Mashiach imediatamente. Ele quer que todas as nossas atividades sejam permeadas com assuntos de Mashiach e Redenção, e enfatizou o seguinte:

1. Aumentar no estudo de Torá em geral e sobre assuntos de Mashiach e Redenção em particular, especialmente o estudo de Chassidut.

2. Aumentar em Tsedacá (caridade) todos os dias de semana e antes de Shabat e Yom Tov.

3. Amar incondicionalmente seu irmão judeu praticando atos de bondade.

4. Ansiar pela Redenção e exigir verbalmente de D’us, constantemente: “Nós queremos Mashiach agora!”

5. Servir a D’us com a alegria e a confiança de que estamos no limiar da Redenção.

6. Tentar influenciar outros judeus, de maneira agradável, a também fazer todas estas coisas.

7. Falar aos não-judeus que para que tenham uma vida perfeita, uma vida Divina, eles simplesmente precisam seguir as Sete Leis dos Filhos de Noé (veja www.7for70.com; www.admatai.org/leisuniversais.html).

O Rebe ressaltou a importância de cada Mitsvá, não importa o quanto ela pareça pequena. Ele divulgou a legislação de Maimônides, de que toda pessoa precisa se considerar, e ao mundo, como se estivessem equilibrados entre méritos e atos indesejáveis. A realização de uma única boa ação penderá a balança a seu favor e a favor do mundo inteiro, trazendo a salvação para todo o mundo.

MAIS TRÊS PONTOS IMPORTANTES

1) O Rebe quer que todos saibam que é claramente contra a Torá ceder partes de Érets Yisrael e é um grande perigo para nossas vidas até mesmo falar sobre isso. Pelo contrário, ao se adotar uma posição firme e rejeitar esses assuntos apressamos a Redenção, que trará a verdadeira paz.

2) O Rebe disse que nós podemos precipitar a revelação de Mashiach e a Redenção final anunciando com expectativa e alegria: “Vida longa ao rei”. Porém, a versão atual que nós vimos o Rebe, de forma incondicional, encorajar vigorosamente durante mais de um ano é: “Yechi Adoneinu Moreinu veRabeinu Melech HaMashiach Leolam Vaed!” — “Longa vida ao nosso mestre, professor e Rebe, Rei Mashiach, para sempre!”

3) Qualquer pessoa pode pedir conselho e bênçãos ao Rebe por meio de uma série de volumes das suas sagradas cartas, "Igrot Codesh".

 

LONGA VIDA AO NOSSO MESTRE, PROFESSOR

E REBE, REI MASHIACH, PARA SEMPRE!

 

Baseado nos ensinamentos do Lubavitcher Rebe e outras fontes.

Publicado originalmente por “Bessuras HaGueula Mamash”, Kiryat Malachi, Israel.