Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

A Hora dos "Bnei Hanevyim"

HAIFA (ISRAEL) — Rabino Guedalia Axelrod, Chefe do Beit Din de Haifa.

Sobre o versículo na porção de Mishpatim (Êxodo 24:13) "E Moshé levantou-se, e Yehoshua, seu assistente; e subiu Moshé ao monte de D’us", Rashi comenta: "Eu não sei qual é o propósito de Yehoshua aqui; eu diria, porém, que o discípulo estava acompanhando o seu mestre até o lugar dos limites da montanha, pois dali não lhe foi permitido seguir adiante, e de lá, ‘E subiu Moshé sozinho ao monte de D’us’. Yehoshua armou a sua tenda e permaneceu ali ao longo dos 40 dias, pois assim encontramos quando Moshé desceu: ‘E quando Yehoshua ouviu o barulho das pessoas, como eles gritavam’; daqui aprendemos que Yehoshua não estava com eles".

De modo similar, o Rebe Anterior cita em uma sichá a explicação do Ramban sobre o versículo acima mencionado, de que Yehoshua acompanhou Moshé ao sopé do Monte Sinai, com pleno conhecimento de que ele próprio não teria permissão para subir, pois "onde quer que o Rebe esteja, da mesma forma também está o discípulo".

O mashpia Reb Shlomo Chaim Kesselman, z"l, comentou num farbrenguen: "O Tanya fala de três níveis: tsadic, rashá e beinoni; mas o chassid não pertence a nenhuma destas categorias, pois está no mesmo lugar assim como o Rebe..."

Agora nos encontramos numa época na qual nosso Moshé Rabeinu, o Moshé Rabeinu da nossa geração, está no "monte de D’us". Nós, o povo desta geração, estamos na posição de Yehoshua, que "acompanhou seu mestre até o lugar dos limites da montanha".

O manto que Eliahu Hanavi vestiu Elisha foi colocado em todos os judeus pelo Baal Shem Tov e pelos Rebeim que o seguiram, nos dando a possibilidade de perceber a Presença de D’us e nos conectarmos espiritualmente ao tsadic da geração numa preparação para a revelação definitiva de Mashiach.

O Rebe, Mélech HaMashiach, elucidou ainda mais este conceito de hitkashrut comparando-o ao relacionamento que existe entre um meshalêach (aquele que envia) e um shaliach (emissário; aquele que é enviado). Cada um de nós, o Rebe ensinou, é o shaliach do Nassí da geração. Além disso, o povo judeu e o tsadic podem chegar a um estado de unificação, assim como "um emissário da pessoa está no seu [literal] lugar".

Em Hilchot Teshuvá, o Rambam descreve Mélech HaMashiach (Capítulo 9, Halachá, 2):

"O rei que se levantar da Casa de David terá mais sabedoria que Shelomó e será um grande profeta, próximo [do nível de] Moshé Rabeinu. Conseqüentemente, ele ensinará as pessoas e lhes mostrará o caminho de D’us".

No Capítulo 7 de Hilchot Yessodei Hatorá, ele escreve: "Um dos princí-pios da nossa religião é o de que D’us concede aos seres humanos o poder da profecia. Porém, a profecia só repousa sobre quem é muito sábio, quem domina as suas midot e não permite que sua má inclinação domine-o de forma alguma. Pelo contrário, sua má inclinação está sempre sob seu controle, e ele possui um conhecimento vasto e preciso (...) Ele é santificado e abstém-se dos hábitos das pessoas comuns que se envolvem em afazeres temporários. Porém, ele se habitua a não ter nenhum pensamento para assuntos fúteis e passageiros; sua mente sempre está voltada para cima, firmemente conectada sob o trono de D’us... imediatamente o espírito de santidade repousa sobre ele..."

 

Halachá 4: Não pode haver nenhuma profecia se a pessoa está triste ou ociosa; somente há profecia na alegria. Por isso, os Bnei Hanevyim [Filhos dos Profetas] eram acompanhados por harpas, tamborins, flautas e liras; eles pediam [a D’us para permitir-lhes] experimentar a profecia, como está escrito: ‘E eles estavam profetizando’, i.é., eles ativamente seguiram o caminho de profecia até alcançá-la".

 

Halachá 5: "Aqueles que pedem por profecia são chamados de ‘Bnei Hanevyim’. Porém, só porque eles fixaram suas mentes nisto não significa necessariamente que a Shechiná repousará sobre eles."

 

Baruch Hashem, nossa geração mereceu a revelação do Rebe MH"M de que há um profeta da nossa geração que está proclamando a profecia da ‘Imediata Redenção’; que ‘já, já, eis que ele [Mashiach] está chegando".

Assim como "onde quer que o Rebe esteja, da mesma forma também está o chassid", o nosso papel é emular o Rebe, conforme o versículo "E eu causarei ao Meu espírito ser derramado sobre toda a carne, e seus filhos e filhas profetizarão". A nossa shelichut especial é seguir o caminho dos "Bnei Hanevyim" e cingir-nos com seu "efod de pano". Além disso, assim como ocorre com os Bnei Hanevyim que "fixaram suas mentes nisto", nada no mundo deveria nos dizer respeito exceto a Divindade, para que "a Shechiná repouse sobre nós".

Os Bnei Hanevyim são descritos como "felizes e contentes de coração, que se isolam". É claro que o nosso "isolamento" não significa que devamos nos afastar do resto da humanidade; a nossa missão é difundir a mensagem da Gueulá entre todas as pessoas. Na verdade, nós fomos encarregados pelo Rebe, Mélech HaMashiach, o Navi [Profeta] da nossa geração, para fazer a luz da profecia iluminar o mundo inteiro.

Além disso, não temos nenhuma permissão para nos esquivarmos da nossa shelichut Divina. É nosso dever fazer tudo que estiver em nosso poder para apressar a completa hitgalut [revelação] do Rebe, evitar o derramamento de sangue judeu e redimir a sagrada Shechiná do exílio. Nós fazemos isto com a força do meshalêach, o Rebe, Mélech HaMashiach.

Está escrito: "Saia nos passos do seu rebanho e pastoreie suas cabras nas habitações dos pastores". "Saia", a Chassidut explica, significa que todos nós devemos transcender as limitações do mundo natural e jubilosamente nos dedicar à nossa missão Divinamente designada de "preparar a si mesmo e o mundo todo para saudar Mashiach Tsidkeinu".

"Pois o pastor não abandonará seu rebanho". "O tempo está correndo contra o relógio:" agora é a hora dos Bnei Hanevyim. É a hora de aumentar nossas resoluções para o bem; para que estejamos unidos com o Rebe MH"M para sempre.

Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu Mélech HaMashiach Leolam Vaed.