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9 — QUEM É MASHIACH? (II)
Uma
das primeiras perguntas, mais freqüentes e mais naturais sobre Mashiach
é: “Como sabemos quem ele é?” Numa mensagem anterior, discutimos o
fato de que toda geração precisa ter uma pessoa que é um Mashiach em
potencial, escolhido por D’us para redimir o povo judeu e desencadear
a era Messiânica, que isto seja no momento adequado.
Na
medida em que o tempo da Redenção permanece apenas em estado potencial
— mas um tempo que, no entanto, pode se tornar realidade a qualquer
momento — podemos tão-somente especular quanto a quem possa ser
Mashiach, como fizeram os Rabinos do Talmud, assim como os judeus de
todas as épocas. Daí podermos dizer que determinar quem é Mashiach é
um processo de três estágios:
Primeiro,
existe em todas as gerações um indivíduo, incógnito ou reconhecido
como líder, que tem potencial para ser Mashiach.
Em
segundo lugar, esse indivíduo emerge no cenário mundial e manifesta as
características de Mashiach, tal como descrito na Torá e na Lei
Judaica. Admitimos então ser ele o Mashiach.
Finalmente,
ele realiza as mudanças que marcam a era da redenção. Presumimos então
que ele é Mashiach.
Hoje,
falamos sobre o segundo estágio, as qualificações de Mashiach
encontradas em todas as fontes clássicas do Judaísmo, tais como a Torá,
o Talmud, Midrash e os códigos legais. Em seu monumental e autorizado código
legal, o Mishnê Torá, Maimônides resume sucintamente as
conclusões de todos os profetas, eruditos e rabinos que o precederam.
É interessante reparar, porém, que podemos encontrar diferentes opiniões
sobre os detalhes de outras áreas da Lei Judaica, mas que todas as
autoridades posteriores concordam com os princípios de Maimônides
referentes à identidade de Mashiach.
Para
que se possa presumir que ele seja Mashiach, um indivíduo tem de ser da
Casa de David, ser perito em todos os aspectos da Torá e plenamente
observante dela e da Lei Judaica, guiar seus irmãos judeus de volta à
herança deles e conduzir a luta contra o mal e a imoralidade.
Temos,
assim, diretrizes bem claras para julgarmos a capacidade de uma pessoa
para ser Mashiach. Obviamente, a partir destes critérios, é preciso
que esta pessoa surja no cenário mundial bem antes de completar sua
tarefa e trazer a redenção.
Vamos
analisar isto mais atentamente.
Hoje,
muitas famílias judias ainda podem traçar sua linhagem até o Rei
David. Por exemplo, o famoso líder e místico do século dezesseis, o
Maharal de Praga, documentou provas de ser descendente do Rei David e
temos registros e testemunhos que facilmente comprovam seus ancestrais
até a época do Rei David.
Mas
o que significa que o suposto Mashiach seja um perito em todos os
aspectos da Torá? Significa, simplesmente, que ele será um extraordinário
erudito, descobrindo constantemente novos e profundos significados da
Torá, cujo conhecimento vai do escrito ao oral, de um domínio dos
intrincados detalhes da lei talmúdica até uma compreensão profunda de
elevados conceitos filosóficos e místicos. Este conhecimento fenomenal
será demonstrado por seus trabalhos publicados e por seus discursos
orais, disponíveis para consulta pública.
E
quanto à terceira diretriz, a capacidade de conduzir seus irmãos
judeus de volta à sua herança e à observância da mesma? Isto
significa que Mashiach precisa ser um grande líder judaico mundial, que
ativamente influencia os judeus em todos os lugares do globo. Isto só
pode ser feito estabelecendo-se uma rede mundial de instituições
religiosas, educacionais e sociais que a todos afete, independentemente
de sua formação e de sua afiliação, atingindo também os não-judeus.
Finalmente,
nosso presumido Mashiach, com toda a energia, participará de todos os
aspectos da sobrevivência judaica, desde o combate à assimilação,
aos casamentos inter-raciais, defendendo a segurança dos judeus em
Israel. Ele também deve ser uma força para a moralidade universal,
promovendo a liberdade, a responsabilidade e a civilização entre as nações.
Obviamente, isto só pode ser feito com total auto-sacrifício e uma dedicação sem igual, independentemente de qualquer tipo de oposição.
De acordo com Maimônides e todos os outros estudiosos, precisamos considerar todo aquele que possua estas características como sendo Mashiach. Será então apenas uma questão de tempo antes que ele complete a sua tarefa, removendo os inimigos do povo judeu, reconstruindo em Jerusalém o Templo Sagrado e reunindo todos os judeus de volta à sua terra natal, culminando numa era de paz eterna para toda a humanidade. |