Ad Matai! Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

9 — QUEM É MASHIACH? (II)

 

Uma das primeiras perguntas, mais freqüentes e mais naturais sobre Mashiach é: “Como sabemos quem ele é?” Numa mensagem anterior, discutimos o fato de que toda geração precisa ter uma pessoa que é um Mashiach em potencial, escolhido por D’us para redimir o povo judeu e desencadear a era Messiânica, que isto seja no momento adequado.

 

Na medida em que o tempo da Redenção permanece apenas em estado potencial — mas um tempo que, no entanto, pode se tornar realidade a qualquer momento — podemos tão-somente especular quanto a quem possa ser Mashiach, como fizeram os Rabinos do Talmud, assim como os judeus de todas as épocas. Daí podermos dizer que determinar quem é Mashiach é um processo de três estágios:

 

Primeiro, existe em todas as gerações um indivíduo, incógnito ou reconhecido como líder, que tem potencial para ser Mashiach.

 

Em segundo lugar, esse indivíduo emerge no cenário mundial e manifesta as características de Mashiach, tal como descrito na Torá e na Lei Judaica. Admitimos então ser ele o Mashiach.

 

Finalmente, ele realiza as mudanças que marcam a era da redenção. Presumimos então que ele é Mashiach.

 

Hoje, falamos sobre o segundo estágio, as qualificações de Mashiach encontradas em todas as fontes clássicas do Judaísmo, tais como a Torá, o Talmud, Midrash e os códigos legais. Em seu monumental e autorizado código legal, o Mishnê Torá, Maimônides resume sucintamente as conclusões de todos os profetas, eruditos e rabinos que o precederam. É interessante reparar, porém, que podemos encontrar diferentes opiniões sobre os detalhes de outras áreas da Lei Judaica, mas que todas as autoridades posteriores concordam com os princípios de Maimônides referentes à identidade de Mashiach.

 

Para que se possa presumir que ele seja Mashiach, um indivíduo tem de ser da Casa de David, ser perito em todos os aspectos da Torá e plenamente observante dela e da Lei Judaica, guiar seus irmãos judeus de volta à herança deles e conduzir a luta contra o mal e a imoralidade.

 

Temos, assim, diretrizes bem claras para julgarmos a capacidade de uma pessoa para ser Mashiach. Obviamente, a partir destes critérios, é preciso que esta pessoa surja no cenário mundial bem antes de completar sua tarefa e trazer a redenção.

 

Vamos analisar isto mais atentamente.

 

Hoje, muitas famílias judias ainda podem traçar sua linhagem até o Rei David. Por exemplo, o famoso líder e místico do século dezesseis, o Maharal de Praga, documentou provas de ser descendente do Rei David e temos registros e testemunhos que facilmente comprovam seus ancestrais até a época do Rei David.

 

Mas o que significa que o suposto Mashiach seja um perito em todos os aspectos da Torá? Significa, simplesmente, que ele será um extraordinário erudito, descobrindo constantemente novos e profundos significados da Torá, cujo conhecimento vai do escrito ao oral, de um domínio dos intrincados detalhes da lei talmúdica até uma compreensão profunda de elevados conceitos filosóficos e místicos. Este conhecimento fenomenal será demonstrado por seus trabalhos publicados e por seus discursos orais, disponíveis para consulta pública.

 

E quanto à terceira diretriz, a capacidade de conduzir seus irmãos judeus de volta à sua herança e à observância da mesma? Isto significa que Mashiach precisa ser um grande líder judaico mundial, que ativamente influencia os judeus em todos os lugares do globo. Isto só pode ser feito estabelecendo-se uma rede mundial de instituições religiosas, educacionais e sociais que a todos afete, independentemente de sua formação e de sua afiliação, atingindo também os não-judeus.

 

Finalmente, nosso presumido Mashiach, com toda a energia, participará de todos os aspectos da sobrevivência judaica, desde o combate à assimilação, aos casamentos inter-raciais, defendendo a segurança dos judeus em Israel. Ele também deve ser uma força para a moralidade universal, promovendo a liberdade, a responsabilidade e a civilização entre as nações.

 

Obviamente, isto só pode ser feito com total auto-sacrifício e uma dedicação sem igual, independentemente de qualquer tipo de oposição.

 

De acordo com Maimônides e todos os outros estudiosos, precisamos considerar todo aquele que possua estas características como sendo Mashiach. Será então apenas uma questão de tempo antes que ele complete a sua tarefa, removendo os inimigos do povo judeu, reconstruindo em Jerusalém o Templo Sagrado e reunindo todos os judeus de volta à sua terra natal, culminando numa era de paz eterna para toda a humanidade.