Ad Matai! Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

42 — A ETERNIDADE DA HALACHÁ

A Halachá — Lei Judaica — tem uma importância especial — mesmo no Mundo Vindouro!

Maimônides, na introdução de seu Mishnê Torá — seu código da Lei Judaica — explica que todas as mitsvot (os mandamentos) que foram dadas a Moisés no Sinai foram dadas com seus detalhes e explicações. Temos, assim, a Torá Escrita — o Chumash — os cinco livros de Moisés e os mandamentos — e a Torá Oral, que explica o significado e os detalhes da observância das mitsvot da Torá Escrita. A própria Torá Oral, no entanto, tem duas partes: a discussão, interpretações e análise da Torá Escrita, de um lado, e as conclusões resultantes — as leis propriamente ditas — por outro lado. Essas leis — este complexo de princípios, preceitos e práticas chamado de Halachá — formam um sistema que guia e dirige as ações de vida diária, a interação de qualquer pessoa — tanto espiritual como física, com D’us e com nossos próximos, seres humanos. A Halachá é o quê, quando, onde e como de uma vida judaica.

Com relação à Halachá — a lei, os Rabinos declaram que “todos os livros dos profetas e as Escrituras serão anulados nos dias de Mashiach, mas as leis da Torá Oral jamais serão anuladas, assim como os cinco livros da Torá”. Isto é, a eternidade da Torá, os cinco livros de Moisés — as coisas que estão claramente apresentadas como mandamentos — durará para sempre, sem mudança, acréscimo ou diminuição. E isto também inclui as leis da Torá Oral — as instruções e decretos do Talmud, códigos como o Mishnê Torá e o Shulchan Aruch, etc. Pois eles esclarecem e definem os mandamentos, dizendo-nos como devem ser observadas as mitsvot.

Por outro lado, desde os livros dos profetas e as Escrituras, escritos para advertir o povo que não desobedeça aos mandamentos nada acrescentam nem introduzem algo de novo na Torá, e visto que nos tempos de Mashiach tais advertências e lições não serão necessárias — pois todos observarão naturalmente a Torá — os livros dos profetas e os escritos se tornarão desnecessários.

Semelhantemente, os argumentos e as discussões que encontramos na Lei Oral sobre as lições e interpretações da Torá, existem tão-somente para esclarecer as leis propriamente ditas. Mas, uma vez sendo a lei por todos conhecida e por todos observada — como ocorrerá nos dias de Mashiach — os argumentos e discussões para determinar a lei não mais serão necessários. O quê, quando, onde e como — o sistema de observância que se deve seguir para viver como D’us deseja e ordena — será tão óbvio que seguir o que dita a Halachá será instintivo e entusiástico. Na verdade, naquele tempo as razões subjacentes à Torá serão reveladas. A revelação dos segredos da Torá — a “nova” Torá de Mashiach que Isaías profetizou — eliminará qualquer desacordo sobre a observância e, por conseguinte, a necessidade de tais discussões.

Assim sendo, as discussões e debates também acabarão. O que perdurará, no entanto, será a Torá Escrita e Halachá — as leis propriamente ditas.