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— ESPERAR
POR MASHIACH? Para
muitos, Mashiach tornou-se uma fantasia. Pensam que aguardá-lo tornou-se
uma ilusão, uma muleta para os que têm problemas, um mito para o povo
judeu durante os tempos de tribulação. Se Mashiach é real, perguntam
tais pessoas, por que não ouvimos falar dele nestes dois mil anos?
Os
judeus sofreram com os massacres, as Cruzadas, as torturas, a Inquisição,
as expulsões, os extermínios, os pogroms
e o Holocausto, iludidos por sonhos de redenção. Somente falsos Messias,
dizem eles, apareceram para favorecer o desencorajamento e a perseguição
do povo judeu.
Mas
a verdade é que negar Mashiach é uma crença baseada em suposições, não
em fatos. Crer em Mashiach e aguardar sua vinda fazem parte dos
fundamentos do judaísmo. Maimônides, o renomado médico e codificador da
lei judaica, declarou isto como um dos Treze Princípios de
Fé.
Realmente, sem a crença de que Mashiach pode vir e virá a qualquer
momento, o judaísmo, nossa história, a própria Torá perdem seu valor e
propósito. Como disse Maimônides, aquele que nega a realidade de
Mashiach nega não só os profetas, mas a Torá.
Por
quê?
Por
que a crença em Mashiach é um princípio fundamental do judaísmo?
A
Torá nos ensina que D’us criou os céus e a terra por uma razão —
para ter um lar, onde habitar no universo físico. Isto é, o mundo
deveria atingir um estado em que a Divina Presença possa Se manifestar em
toda a Sua intensidade. Virá o tempo em que “o conhecimento do Senhor
encherá a terra assim como as águas cobrem o mar”.
Este
é o propósito da Criação: que seja revelada a Divindade dentro do
mundo físico, que toda a humanidade “invocará a Ele na verdade”,
Como
chegamos lá?
Tudo
“depende de nossas ações e serviço ao longo da Galut
(exílio)” [Tanya, cap. 37].
Cada mitsvá que fazemos, cada
palavra da Torá que estudamos, cada sacrifício em prol do bem e da
bondade acrescenta alguma luz que afasta um pouco mais a escuridão,
adiciona outro tijolo, por assim dizer, ao Micdash
HaShelishí espiritual — o
Terceiro Templo. Quando tivermos feito o que podemos e devemos fazer para
purificar o mundo físico, Mashiach virá.
E
Mashiach?
A
tarefa de Mashiach é corrigir o mundo — a partir de dentro. Nossos
esforços dirigem-se para o exterior, para preparar o ambiente para a
Redenção. Mas nós mesmos não podemos fazê-lo. Como no primeiro Êxodo,
D’us enviou um emissário, Moisés, de forma que, ao final, Ele também
enviará um emissário, Mashiach. Não podemos ver agora o efeito de
nossas mitsvot, nosso serviço a
D’us, visto que não somos capazes de vermos por nós mesmos. Mas
Mashiach nos ensinará e conduzirá e, sim, lutará — até que
experimentemos uma transformação interna.
E
aguardar?
Ensinaram
nossos Sábios: “Quando alguém é conduzido ao Tribunal Celestial, é-lhe
perguntado: ‘Você ansiou pela Redenção?’ Se alguma coisa é
importante, nós a aguardamos ansiosamente, constantemente nos indagando
quando — antecipadamente sem respiração, como diz o ditado. É assim
que devemos ser em relação a Mashiach.
E
há outra questão: quando desejamos ardentemente alguma coisa, quando
sinceramente a desejamos, nossa expectativa e esperança é evidente em
tudo o que dizemos e fazemos. Não pode haver dúvida quanto à importância,
para nós, de nosso envolvimento. E nossa própria preocupação, por ser
tão evidente, exerce poderoso efeito sobre os outros. Os que nos
circundam começam a ficar interessados, a partilhar nossa antecipação,
a simpatizar conosco e se sentem participantes da experiência de preocupação,
desejo ardente e esperança.
Então,
quando começamos a agir de uma maneira que redundará no resultado
desejado, que apressará sua ocorrência, os outros que a nós se juntaram
em nossa espera farão tudo que puderem para nos auxiliar, mesmo
imitando-nos se isto ajudar.
Este
é o modelo que nossos Sábios nos ensinam: mediante nossa intensa espera
e desejo, mudaremos nossa própria compreensão, nossa própria
perspectiva; vendo nossa intensidade, e por meio de nossos atos — as mitsvot,
os atos de bondade — que se seguem, criaremos “vibrações de
simpatia” nos outros.
E, num esforço cumulativo, isto conduzirá a uma resposta do Alto, que terminou nossa espera, que Mashiach está aqui. Agora.
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