Ad Matai! Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

24 — O PROCESSO DA GUEULÁ (III)

Como virá Mashiach?

“Em seu tempo, eu o apressarei”, diz o profeta. Se formos dignos, Mashiach virá “com as nuvens do céu” — D’us fará com que a redenção seja súbita e sobrenatural. Se não merecermos, a revelação virá a seu tempo, naturalmente — mas somente após um desenvolvimento prolongado e difícil.

Como discutimos duas mensagens atrás, ambas as abordagens do processo de Redenção estão firmemente estabelecidas na tradição judaica. Na verdade, Maimônides, que é a autoridade definitiva nas leis de Mashiach, adota ambas as posições.

Maimônides relacionou Treze Princípios Básicos de fé, conceitos que definem a essência da crença judaica. O décimo segundo desses princípios básicos afirma nossa crença de que Mashiach virá e que o aguardamos todos os dias. Em outras palavras, um judeu deve acreditar que Mashiach virá instantaneamente, de um momento para outro — miraculosamente.

E, mesmo assim, Maimônides relaciona, como assunto de fé judaica, as pré-condições necessárias, os estágios de Mashiach: Ele compelirá o povo judeu a ser observante, a lutar vitoriosamente contra os inimigos de D’us e do povo judeu, reconstruirá o Templo e reunirá os remanescentes espalhados de Israel. Obviamente, trata-se de um processo natural que só ao longo do tempo poderá ir ocorrendo.

Será que Maimônides se contradiz? Precisamos escolher entre a fé ingênua do “Eu o apressarei” e as dificuldades intrínsecas a “em seu tempo?”.

Por certo, poder-se-ia assumir simplesmente uma atitude de “vamos esperar e ver”, acreditando que a redenção poderá ocorrer a qualquer momento. Isto, porém, estando-se preparado para um progresso lento e natural em direção de Mashiach. O problema desta posição “neutra”, é, porém, óbvio: ela não exige um autêntico compromisso, nenhum envolvimento ou esforço pessoal. Não tenho de agir em função da crença numa redenção miraculosa, se verei Mashiach vindo, terei tempo de ser cético e observar e, depois, decidir. Por outro lado, não tenho de fazer nada de especial, ir além das exigências normais, visando ficar pronto, visto que Mashiach virá instantaneamente, inesperadamente. Em resumo, se a pessoa optar por “aguardar e ver”, então “Em seu tempo” e “Eu o apressarei”, se excluem mutuamente.

E qual a vantagem de cada possibilidade? Se a redenção depende unicamente da intervenção Divina, então evitamos as durezas e o sofrimento. “Mashiach vindo do céu”, por assim dizer, significa a Divindade Se revelar rapidamente, facilmente e plenamente. Dá para perdermos isto?

Mas se a redenção ocorrer naturalmente, por meio de nossos esforços, teremos a mesma vantagem — ou mais, ainda. Mediante trabalho mais duro, mais poderemos alcançar: o mundo se tornará mais refinado espiritualmente, será capaz de receber uma medida maior de Divindade. Então, também, experimentaremos a satisfação, e saberemos o valor, de nos esforçarmos e de lutarmos e, finalmente, de cumprirmos o objetivo da Criação na maior extensão possível. Dá para perdermos isto?

Com certeza deve haver uma combinação de “em seu tempo” e “Eu o apressarei”. Com certeza podemos descobrir uma maneira de conciliarmos o miraculoso com o natural, de integrarmos as duas tradições, de conectar “em seu tempo” com “Eu o apressarei”.

Como poderá ser isso? Porque Mashiach requer tanto o que cabe ao Divino como o esforço humano. Os dois precisam se combinar, que aquele que está acima erga e eleve os que estão em baixo, enquanto nós, de nossa parte, mediante nossa Torá e mitsvot, estimulamos e despertamos uma resposta Divina. Um pode acontecer a qualquer momento, enquanto o outro precisa se desenvolver ao longo do tempo. Mas quando eles se encontrarem — este será o tempo de Mashiach.

Isto, então, é a reconciliação, a harmonização: cada fase do “em seu tempo” pode ser acelerada sobrenaturalmente. O processo de redenção pode ser apressado, condensado num breve período. Na verdade, o processo contém, em si mesmo, potencial para a revelação instantânea de Mashiach: quanto mais esforço dedicarmos ao preparo, quanto mais diligentemente cumprirmos mitsvot e estudarmos a Torá, quanto mais tentarmos acrescentar um pouco de bondade e um pouco de caridade ao mundo, quanto mais soubermos a respeito de Mashiach e quanto mais ansiosamente o aguardarmos — mais rapidamente Mashiach virá — imediatamente.