Ad Matai! Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

1 — MASHIACH ESTÁ CHEGANDO — PARTICIPE!

Esta mensagem, de uma forma ou de outra, instigou você a discar para este número. Talvez você tenha visto um artigo numa revista de circulação nacional sobre Mashiach, ou você tenha visto uma reportagem na TV, tenha ouvido uma discussão sobre Mashiach num programa de rádio. Seja como for que você tenha sabido que Mashiach está chegando, você tem perguntas, perguntas difíceis que requerem respostas: Quem é ele? Onde está ele? Por que agora? Que traz ele? O que é ele?

Mashiach — quem é ele? Messias, Salvador, Redentor, Rei Ungido — todas estas expressões referem-se a Mashiach, um descendente do Rei David que reunirá os judeus do exílio, reconstruirá o Templo e trará paz — paz universal. Mashiach cumprirá as palavras dos profetas e nos ajudará a trazermos a Divindade para o mundo. Desde que teve início o povo judeu, aguardamos por ele; ao longo de nossa longa e sombria noite de exílio, ansiamos, até mesmo exigimos com urgência, que ele viesse.

Mashiach — onde está ele? Dois mil e quatrocentos anos atrás, os babilônicos destruíram o Primeiro Templo e exilaram os judeus. Isto não bastou para trazê-lo. Dois mil anos atrás, os romanos queimaram o Segundo Templo, matando milhões e dispersando os sobreviventes. Isto não bastou para trazê-lo. Durante o longo exílio — Galut — ele permaneceu oculto. Os massacres bizantinos, a Inquisição espanhola, as Cruzadas, os incontáveis pogroms, o Holocausto nazista, os expurgos comunistas, durante séculos de tragédia nós acreditamos, rezamos, antecipamos, exigimos sua revelação. Mas a redenção não veio.

Mashiach — por que agora? Os maiores eruditos de nosso tempo analisaram a história judaica. Os mais profundos pensadores examinaram os significados íntimos dos princípios e das crenças judaicos. Conclusão unânime deles: foram atendidos todos o pré-requisitos, foram satisfeitas as exigências. Depois de todos estes anos, séculos, milênios de espera por Mashiach, agora ele está pronto. Agora — ele nos está esperando.

Mashiach — que traz ele? O leão deitado junto ao cordeiro, a transformação de espadas em arados. Mashiach traz uma nova realidade — a realidade do ideal: não haverá mais guerras, doenças, inveja, ódio, ira ou competição vazia. Em vez disso, Mashiach dá ao mundo bondade, generosidade, amizade — paz. Ele faz com que o mundo se encha do conhecimento de D’us assim como a água cobre o mar.

Mas Mashiach necessita de ajuda — nossa ajuda. Ele precisa de um ambiente onde ele esteja à vontade, um lar onde os valores que ele ensina sejam vividos e em que sejam postas em práticas as prioridades que ele estabelece — diariamente. Para transformar as necessidades, as perturbações, as esperanças e os sonhos em alegria, satisfação, objetivo e significado, Mashiach precisa que você acredite nele.

Mashiach — o que é ele? Ele não é uma idéia filosófica, alguma concepção intelectual de uma era vaga, distante. Ele é um ser humano, de carne e osso, que responde às nossas mais íntimas necessidades. Mas, como qualquer ser humano, precisamos dar-lhe uma resposta também, sentir sua realidade, deliciarmo-nos em sua presença.

Ele está aqui, acessível a todos, fácil de alcançar. O caminho para Mashiach não requer experiência prévia, não exige talento especial, nenhuma riqueza extraordinária.

Para você encontrar o caminho para Mashiach, estude mais a respeito dele.

Tenha um dia maravilhoso, e que possamos todos nós merecer a revelação imediata de Mashiach.