Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

E os Milagres continuam... (1)

Mesmo quando não é perguntado

Na primavera de 1996, Morty K., um estudante da Yeshivá Rabínica, em Morristown, NJ, foi perguntado por um dos Rabinos se teria interesse em ensinar Chassidut ao seu filho.

Morty prontamente concordou, e durante vários meses estudou regularmente com o filho do Rabino V. (que possui o mesmo nome do falecido pai do Rabino V.).

Durante todo esse tempo, Rabino V. esteve muito doente, e infelizmente faleceu. Morty estava agora inseguro sobre como proceder e pediu um conselho ao Rebe.

Quando ele abriu o Igrót Códesh (livro de cartas sagradas) de modo fortuito, encontrou a resposta (no volume 4, página 443) numa carta endereçada ao falecido pai do Rabino V., na qual o Rebe diz: "Não se preocupe se a Chassidut que você está ensinando ao seu filho possa parecer muito difícil para ele. De qualquer forma continue. Desejo-lhe muito sucesso".


O Rebe enxerga longe

A Sra. Guitel Russel estava tendo muitas dificuldades com seu filho Israel. Ele tinha problemas de comportamento na escola e em casa. O seu comportamento não era apenas igual ao de um adolescente rebelde ou confuso; ele também expressava dúvidas na sua fé em D’us.

A Sra. Russel já não sabia mais como lidar com seu filho, pois ela já havia tentado também ajuda com psicólogos, sem qualquer resultado. Completamente desesperada, ela finalmente escreveu uma carta para o Rebe descrevendo o seu problema e pedindo conselho e bênção.

Ela inseriu sua carta num volume de Igrót Códesh. Quando abriu na página onde estava a sua carta, o conselho do Rebe foi para que ela verificasse as suas Mezuzót.

Imediatamente, a Sra. Russel as enviou para um sofer examiná-las. Como era de se esperar, uma das Mezuzót estava inválida. No versículo do Shemá Israel, a palavra Israel (o nome de seu filho), tinha a letra "alef" apagada, sendo que as duas últimas letras formam o nome de D’us. Agora ficou claro para ela de onde vinha também a falta de fé de seu filho.


O Rebe responde diretamente

A Sra. Shira G. estava muito insatisfeita com relação a vários aspectos do sistema da escola de sua filha.

Quando ela viu o efeito negativo que estava tendo em sua filha, decidiu que procuraria por outra escola antes mesmo de discutir com seu marido, pois sabia que ele não aprovaria a idéia. Antes de poder prosseguir com o seu plano, ela rece-beu a notícia de que seu irmão em Israel estava passando por uma cirurgia. Ela de-cidiu pedir uma bênção para ele e abriu o Igrót Códesh para obter uma resposta (volume 22, páginas 366-7). Na página em que ela abriu, o Rebe escreve sobre a importância de manter a sua filha neste tipo de escola que ela frequentava e ajudar a corrigir qualquer problema. Para Shira, a mensagem estava mais do que clara!

Todas as histórias foram compiladas por Yehudis Engel